O mundo dos jogos de luta pode ser complexo, ainda mais se
você começar a assistir hoje aos campeonatos. Os narradores sempre usam
termos que parecem indecifráveis ao longo das partidas e as siglas que
aparecem aqui e acolá, mencionadas pelos jogadores em redes sociais
também não ajuda.
Este dicionário de jogos de lutinha
vai, portanto, te ajudar a compreender melhor e de forma simples o que
significam alguns dos termos mais usados pelos jogadores, narradores e
entusiastas da comunidade. Preparado?
- 2-1 Combo: É um combo 2 em 1. Geralmente o jogador se aproveita de alguma vantagem e emenda um combo no outro.
- AA: Abreviação de anti-air ou anti-aéreo. É um golpe que acerta os bonecos quando eles estão pulando ou bobeando no ar.
- Bait: Literalmente uma isca. É um movimento (ou um
golpe) arriscado que vai fazer o oponente reagir de uma certa forma,
caindo assim na armadilha.
- Bracket: São as chaves que mostram as classificações dos jogadores conforme eles avançam ou são desclassificados de campeonatos.
- Broken: É um personagem “quebrado” ou “apelão”.
- Block/Guard: É o movimento de defesa.
- BnB: Vem de Bread & Butter (pão com manteiga) e
se refere a uma técnica eficaz e fácil de se executar. Também significa
“combo automático” nos jogos que existem essa opção.
- Button Smash: A famosa “farofada”, quando jogadores apertam muitos ou todos os botões (seja por desespero ou inexperiência).
- Chip Damage: Pequena quantidade de dano tirada do oponente porque ele está bloqueando golpes.
- Combo: Uma sequência de golpes conectados, compostos de ataques e técnicas complexas ou não.
- Comeback: Uma reviravolta, quando um oponente está prestes a ser derrotado, mas consegue literalmente virar o jogo.
- Command Grab: Agarrão especial que é executado como se fosse uma técnica, ao invés de só apertar o botão de agarrar (agarramento simples).
- Corner: É o canto da fase. Um personagem preso em um corner naturalmente tem menos vantagem na partida.
- Counterpick: Quando o oponente pega um lutador que tem alguma vantagem sobre o outro.
- Dash: Investida ou deslize que os bonecos geralmente dão pra se aproximarem ou se afastarem mais rápido.
- Double KO: É quando os dois bonecos perdem ao mesmo tempo a partida; um nocaute duplo.
- Download: Quando o jogador analisa os trejeitos,
movimentos e hábitos de um jogador, costuma-se dizer que ele fez um
“download”, adquirindo todo o conhecimento necessário sobre o oponente
para vencê-lo.
- Empty Jump: Uma tática perigosa, pois consiste em pular sobre o inimigo, mas não ataca-lo.
- Especial: Geralmente é uma técnica especial, exige uma combinação de botões muito específica para ser executada.
- EVO: Abreviação para Evolution Championship Series, um dos maiores e mais tradicionais torneios de jogos de luta que existem no momento.
- EX Move: É como o especial, mas geralmente exige barras de energia acumuladas.
- FGC: Sigla para Fighting Games Community (comunidade de jogos de luta).
- First to: Também conhecido como FT (ou MD, de “melhor de…”), é um sistema de classificação de batalhas. Os mais comuns são FT3 e FT5.
- Footsie: Quando o lutador fica dando chutinhos
repetidas vezes. Pode envolver uma estratégia: o jogador fica à
distância estudando o inimigo enquanto executa chutes.
- Frame: Frames são quadros de animação - uma
animação é composta por vários frames / quadros por segundo. Nos jogos
de luta, existem diversos termos mais técnicos associados a isso.
- O startup frame, por exemplo, é o tempo que leva
para o ataque colidir. Os actives frames são os quadros ativos de quando
um ataque pode atingir a hitbox do oponente.
- Os recovery frames é o tempo que o boneco demora
para conseguir se recuperar - quanto maior esse número, mais ele fica
vulnerável a um contra-ataque após ter executado uma técnica.
- Já o frame advantage é usado para classificar golpes que são safes (seguros) ou unsafes (não seguros); e o frame trap é um quadro muito específico que pode permitir que você acerte ou seja acertado por um golpe que foi desferido primeiro.
- Happy Birthday: Significa que um boneco acerta dois personagens de uma só vez. Acontece muito em games de times com assistência.
- Hitbox: é a medida de colisão dos golpes. Quanto maior a caixa do hitbox, maior a chance de acertar um ataque no oponente.
- Hit-confirm: Quando o jogador acerta o golpe e abre a defesa do oponente, emendando um combo.
- Hurtbox: é a medida de colisão que define onde o boneco pode ser acertado.
- Infinite: É um combo infinito, basicamente, impossível de ser cortado.
- Input: São os comandos. Uma meia luta + frente +
botão de soco é um input de um hadouken, por exemplo. É comum,
inclusive, que os jogos tenham termos específicos para cada um dos
botões. O P geralmente é de punch (soco), o K é de kick (chute), o L/M/H
indica a intensidade do ataque (leve, médio e forte, respectivamente), e
assim por diante.
- Juggle: Significa malabarismo e define bem o que
acontece, pois é usado quando ocorre de um boneco ser acertado quando
está no ar e ele não consegue reagir, sendo atingido continuamente e
jogado de um lado para o outro.
- Matchup: Os narradores usam esse termo quando estão
comparando os atributos dos bonecos que vão se enfrentar, comentando
qual deles têm mais vantagem.
- Mind Games: Brincadeiras com a mente do oponente. É quando um jogador fica tentando enganar o outro de alguma forma.
- Mirror Match: Uma partida espelhada, ou seja, quando 2 bonecos iguais estão se enfrentando - 2 Ryus ou 2 Chun-Lis, por exemplo.
- Mix-up: É o ato de confundir o outro jogador com
alguma estratégia, quase como os mind games, mas o termo aqui envolve
técnicas, afinal, o objetivo é fazer com que os ataques sejam difíceis
de se prever.
- Movelist: É a lista de golpes de um boneco.
- Neutro: É a situação quando nenhum lutador está se atacando ou defendo - no início das partidas, geralmente.
- OCV: Sigla para One Character Victory, ou vitória
de um personagem. Acontece às vezes em jogos de luta de times, quando um
boneco sozinho consegue derrotar todos os outros.
- Parry: Uma espécie de bloqueio, mas que evita que o
boneco atingido sofra chip damage. É quase como um repelente de
ataques. Contudo, são difíceis de se executar já que precisam ser feitos
no momento certo.
- Pixel: É uma medida visual. Nos jogos de luta é comum falar, por exemplo, que o boneco ficou com 1 píxel de energia.
- Pringles: Se refere a um jogador que abre facilmente a guarda e/ou que cede à pressão rapidamente.
- Punish: Punição. Acontece quando um jogador cancela
um combo na hora errada ou comete algum equívoco durante a luta,
abrindo sua guarda mesmo que por um segundo. Quando isso acontece ele é
punido.
- Reset: pode se referir a quando o jogador está executando um combo e interrompe ele para começar outra sequência.
- Reset também é um termo muito usado em torneios, pois eles
geralmente são de dupla eliminação. Isso significa que um jogador só
está definitivamente eliminado se ele for eliminado duas vezes, uma pela
Winners Bracket - a chave dos jogadores que está ganhando - e outra pela Losers Bracket - a chave dos que já perderam uma vez.
- Na grande final, um desafiante da Losers Bracket pode dar um reset
da partida, levando o vencedor da chave dos ganhadores para a dos
perdedores, igualando assim os níveis entre eles.
- Reversal: Um golpe aplicado no tempo certo para revidar e tirar vantagem dos frames de invencibilidade de um boneco.
- SNK Boss: É mais uma gíria do que um termo
propriamente dito. Refere-se a personagens que são extremamente
quebrados e parecem chefes finais de jogos de luta da SNK.
- Setup: Quando o jogador consegue alcançar uma situação favorável para ele, por exemplo, após um wakeup.
- Spam: Quando um boneco fica lançando muitos
projéteis sem parar. Um bom exemplo é a Morrigan que por ser usada para
ficar lançando (ou “spammando) magias em várias direções na tela,
confundindo o jogador oponente.
- Stun: O estado desnorteado que um boneco fica após
levar muito dano. Pode acontecer também após defender muito (blockstun)
ou após ele ser acertado por um golpe poderoso (hit stun).
- Tag: É a troca de personagens em jogos de luta em time.
- Taunt: Provocar o inimigo com uma ação que não tira dano.
- Tech: Técnica para driblar agarrões.
- Throw: Animação de agarrar e arremessar. Essa técnica geralmente ignora a defesa do inimigo.
- Tier: Uma forma de classificar personagens. Existem
os bonecos top tier, cujos atributos geralmente são considerados os
melhores; e os low tier que são o oposto.
- Torneios:
- Existem alguns termos para torneios também, pois existem diferentes
tipos de campeonatos. Os premier e ranking tournaments são usados para a
Capcom Pro Tour, por exemplo.
- Enquanto os ranking tournaments são campeonatos classificatórios
valendo pontos para a grande final, os premier tournaments por sua vez
são os eventos principais, também chamados Capcom Cup.
- Outros torneios geralmente são chamados de major tournaments, se
referindo aos maiores campeonatos do mundo como, por exemplo, os Final Rounds, EVO e nos e-sports num geral, tem-se o MSI de LoL, DreamHack e tantos outros.
- Yomi: Vem da palavra “ler” em japonês e indica
quando um jogador está lendo a mente do oponente, sabendo exatamente o
que ele e quando ele irá executar um ataque.
- Zoning: É usado em jogos de luta 2D para se
posicionar estrategicamente no cenário e assim, conseguir fugir ou
reagir a algum golpe do oponente.
- Wakeup: Quando o personagem está levantando do chão, ele pode ficar vulnerável e receber ainda mais dano, levando um wakeup.